top of page
Buscar

Artigo Organização do Enxoval

LISTA DE ESSENCIAIS A TER EM CASA QUANDO O BEBÉ NASCER


BABIES….WHAAAT???

Vamos ter bebé e agora??!!

O que vamos precisar para ter em casa quando chegar o nosso bebé?

O que vamos precisar de comprar?

O que realmente o nosso bebé precisa?


São algumas das dúvidas que surgem sobretudo quando vamos ser pais pela

primeira vez.


E, como sabemos, o mundo da maternidade é enorme. Vamos a uma loja ou navegamos pelo mundo digital e deparamo-nos com muitos produtos. Facilmente nos perdemos!



Se formos a pensar, no tempo dos nossos pais, ou melhor, quando nós nascemos, havia muito menos oferta de produtos e apenas se comprava aquilo que realmente iria ser necessário, como uma banheira, um trocador, uma alcofa, roupas, fraldas de pano e pouco mais.

Ao longo dos anos foram surgindo imensos produtos, marcas, muitas variedades do mesmo produto, como as banheiras, carrinhos, entre outros. Surgiram igualmente produtos aos quais chamo de “extras não propriamente necessários” ou mesmo “não necessários” e outros que até nos trouxeram algo de bom, ou seja, que surgiram para nos ajudar.

Por isso, cada vez mais se torna importante uma boa organização. Quando sabemos que vamos ser pais, devemos começar por criar uma lista dos produtos que vamos realmente precisar. Depois, perceber se os amigos ou família nos vão emprestar ou oferecer algo, para de seguida começarmos as compras daquilo que realmente vamos precisar.


A vossa Babieswhaaat recomenda organizarem por duas grandes listas, a lista da mãe e a lista do bebé.


A Lista da mãe pode ser organizada em 3 partes:

  • O que vou precisar para a gravidez;

  • O que irei precisar para os meus cuidados no pós-parto;

  • Produtos que me vão ajudar na amamentação.



A lista do bebé torna-se mais complexa e pode ser organizada por:

  • Roupas a ter para o nascimento e primeiro mês de vida;

  • Enxoval (lençóis, mantas);

  • Produtos de Higiene, produtos para a muda da fralda e outros;

  • Produtos de maiores dimensões (banheira, berço, etc.);

  • Transporte do bebé.


Quando se fala no enxoval do bebé, não nos podemos esquecer da mãe. Um dos temas a que sou bastante sensível, são os cuidados maternos no pré e pós-parto.


Mamãs, não se esqueçam que devem estar bem tanto fisicamente como psicologicamente para terem energia para cuidarem do vosso bebé.


Vamos então começar pela mamã.


Quais os essenciais para a mamã?

A lista da mamã deve conter essenciais como os cremes hidratantes e anti estrias e o suplemento vitamínico recomendado pelo seu médico.

De seguida, para o pós-parto recomendo terem camisas ou pijamas que facilitem a amamentação (com alças ou botões na frente) e não precisam comprar necessariamente roupa de maternidade que depois nunca mais vão usar. Optem por roupa que gostem, que se sintam bem e muitas vezes não precisam de ir para opções caras.

Para os cuidados de higiene maternos é necessário pensar no conforto e numa correta higiene íntima, prevenindo infeções, uma vez que a mamã se encontra a ter perdas de lóquios e ainda poderá ter pontos de sutura no períneo ou abdominal. Por isso, devem saber que opções são as mais adequadas, que para os cuidados maternos, são bastante importantes.


  • Pensos de higiene de algodão (preferência);

  • Cuecas subidas e adaptadas ao corpo (confortáveis);

  • Soutiens de amamentação que devem ser comprados no terceiro trimestre devido ao crescimento do peito;

  • Gel íntimo para a lavagem do períneo, adequado para o pós-parto devido ao pH específico ou um sabão neutro.


As cuecas de incontinências ou as cuecas descartáveis, são desaconselhadas. As cuecas descartáveis acabam por não se adaptar ao corpo e podem surgir manchas de sangue. As cuecas de incontinência apesar do conforto que proporcionam às mulheres, levam a uma maior probabilidade de infeção, pelo excessivo tempo de utilização, devido à sua enorme absorção.